Transmitida ao vivo pela internet, cerimônia destacou os melhores projetos para a Cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo conheceu nesta terça-feira (30) os vencedores da edição de 2020 do Premia Sampa. Com uma cerimônia adaptada por conta da pandemia e transmitida ao vivo pela internet, a inovação e a participação social se fortaleceram como um dos temas na gestão de cidades.
O evento é resultado da colaboração entre as secretarias municipais de Inovação e Tecnologia e de Gestão, com apoio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e da Prodam.
Foram 112 projetos inscritos, com 20 órgãos públicos e 10 órgãos privados, totalizando 600 agentes públicos envolvidos no Premia. Ao final da seleção, foram entregues 85 relatórios de projeto.
Por causa dos protocolos de saúde, apenas um representante de cada finalista participou presencialmente do evento, junto com o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós; a secretária municipal de Gestão, Malde Vilas Bôas, e os secretários-adjuntos das respectivas pastas, Daniel Glaessel e Fabricio Cobra.
“A inovação está presente na vida das pessoas quando falamos de aplicar e buscar a transformação de processos na gestão pública e privada com maior eficiência. Nós acreditamos que aquilo que inova transforma a vida das pessoas”, disse Juan Quirós. “O nosso prefeito Bruno Covas todos os dias nos orienta e pede que o município seja cada vez mais digital. E estamos avançando. Não basta construir um produto inovador, o mais importante é que tenhamos pessoas capacitadas para explicar”, afirmou o secretário.
Com suas primeiras edições realizadas em 2007 e 2008, o Premia Sampa foi relançado em 2018 e chegou à edição de 2020 com duas novas categorias e diversos temas: transformação e usos do espaço público, assistência social, saúde, educação, entre outros. A abertura ficou por conta da cantora de música popular Rita Benneditto, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
“Realizamos essa premiação para dizer ao servidor que nós respeitamos o seu trabalho, respeitamos a capacidade que cada um tem de auxiliar na melhoria da gestão. É um olhar de não ficar esperando que a mudança venha somente da alta gestão ou de alguém de fora”, disse a secretária de Gestão Malde Vilas Bôas.
Os prêmios foram concedidos em parceria com diversas instituições, e incluem cursos voltados à inovação para aperfeiçoar habilidades. Os vencedores foram escolhidos por bancas de especialistas sem ligação com a Prefeitura.
Além disso, os três primeiros colocados de todas as categorias com equipes compostas por servidores públicos participarão de uma imersão formativa em inovação pública. A oficina será promovida pelo (011).lab, laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo.
Veja a colocação dos vencedores e finalistas:
Inovação aberta
1º LUGAR
Cidades.co
Organização: Cidades.co
Larga Escala
1º LUGAR
Projeto Tô Legal – Uso do espaço público para Comércio e Prestação de Serviços
Instituição: Prodam e Secretaria Municipal de Subprefeituras
2º LUGAR
Transporte de Servidores por Aplicativo de Celular
Instituição: Secretaria Municipal de Gestão
3º LUGAR
Sondagem: uma plataforma para o acompanhamento das aprendizagens
Instituição: Secretaria Municipal de Educação
Iniciativas locais
1º LUGAR
Programa Somos Mário
Instituição: Biblioteca Mário de Andrade
2º LUGAR
URSI Mais Perto
Instituição: Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Carandiru (Secretaria Municipal de Saúde)
3º LUGAR
Jogos Escolares do Centro Esportivo Vila Guarani
Instituição: Centro Esportivo Vila Guarani
Processos internos
1º LUGAR
Benchmarking para Priorização de Políticas da Assistência Social
Organização: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
2º LUGAR
Restituição aerofotogramétrica em assentamentos precários com uso de drone
Organização: Secretaria Municipal de Habitação
3º LUGAR
Orientações Técnicas de Tecnologia da Informação e Comunicação
Organização: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Políticas públicas
1º LUGAR
CEI Amigo do Peito
Organização: Secretaria Municipal de Educação
2º LUGAR
A prevenção combinada ao HIV junto a equipamentos de cultura e coletivos de jovens, negros e LGBTs na cidade de São Paulo
Organização: Secretaria Municipal de Saúde
3º LUGAR
AGENDA CRAS
Organização: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social