A Prefeitura de São Paulo lança nesta sexta-feira (31) mais uma unidade do Descomplica SP, programa que implementa um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A unidade opera dentro da Subprefeitura da Penha, na Zona Leste, e a previsão de atendimento é de 1200 pessoas por dia.
“Mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Descomplica SP. Esse número comprova a aprovação da população em ter serviços essenciais da Prefeitura de São Paulo e de órgãos parceiros perto de casa, com atendimento ágil e de qualidade”, aponta o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
O Descomplica SP Penha reúne ao todo cerca de 300 serviços de 13 órgãos e secretarias parceiras, como auxílio na busca por emprego, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre outros. Essa unidade também oferece serviço de zoonoses como emissão de RG Animal e termos de castração.
A unidade conta também com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único.
Para simplificar a vida do paulistano, o projeto tem infraestrutura de tecnologia e treinamento para o novo conceito de atendimento ao cidadão com inteligência da Prodam, Empresa pública de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo.
“O Descomplica traz uma experiência inovadora de atendimento às pessoas, unindo tecnologia com um novo conceito, que favorece o ambiente de proximidade e parceria com quem está atendendo. A Prefeitura muda o sentimento de que é a criadora de problemas, para ser a solucionadora deles”, explica o presidente da empresa, Gelso Lima.
O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e sendo expandido, gradativamente, para toda a cidade. A cidade de São Paulo já conta com sete unidades do Descomplica SP: em São Miguel Paulista e São Mateus, na zona leste; Campo Limpo e Jabaquara, na zona sul; Butantã, na zona Oeste; e Santana/Tucuruvi, na zona norte.
Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br
Sobre o Descomplica SP
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou mais de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.
Atendimento Lado a Lado
A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.
É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, o bem atender.
Descomplica SP Digital
É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.
A rede FAB LAB LIVRE SP, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT)…
Segunda edição do Festival Cidade do Futuro será realizada pela Secretaria Municipal de Inovação e…
A Qualcomm Brasil, por meio de parceria realizada com a Agência Nacional de Telecomunicação –…
No próximo sábado (03) terá início a SP Maker Week, evento de cultura maker promovido…
➡️ Durante a última semana, participei da WebSummit Lisboa-Portugal, a maior conferência da Europa em…
Na 8ª Edição do Nacional Connected Smart Cities & Mobility, o maior evento de cidades…